Nariz
O nariz purifica, aquece e umidifica o ar que respiramos, protegendo desta forma a garganta e os pulmões. As crianças possuem o nariz mais estreito que os adultos e, por isso, obstruem com mais facilidade. No caso dos bebês, como ainda não sabem respirar pela boca, eles ficam muito incomodados quando apresentam o nariz entupido, com irritabilidade ou até mesmo dificuldade para mamar. Não podemos esquecer que quem respira pelo nariz dorme bem, tem maior chance de ter uma oclusão dentária adequada e também se alimenta melhor.
Alergias e rinites
A rinite é uma resposta exacerbada quando o organismo entra em contato com substâncias capazes de provocar alergia (poeira, pelos de animais, mofo, perfumes fortes…). As queixas mais frequentes das crianças com rinite são espirros, coceira no nariz e nos olhos, secreção e obstrução nasal. Não existe cura, mas podemos controlar e tratar a alergia. Com o crescimento, esses sintomas podem se tornar mais amenos ou até desaparecer. É importante frisar que o controle do ambiente em que se vive é imprescindível para o tratamento da rinite alérgica.
Sinusite
Infecção com origem no interior das cavidades paranasais, a sinusite surge quando os canais de comunicação com o nariz ficam obstruídos por um tempo prolongado. As secreções que se acumulam e a falta de ventilação favorecem o crescimento de micro-organismos que causam a infecção. E atenção a um ponto muito importante: a sinusite não escolhe idade e ocorre até mesmo em bebês. Dentre as principais alterações que podem ser notadas na criança estão: febre, nariz entupido, secreção nasal persistente verde-amarelada (por mais de dez dias) e tosse. Nas crianças maiores, podemos observar halitose e hábito de raspar a garganta. A dor de cabeça não é comum em crianças com sinusite.
Higiene nasal
Limpar o nariz de forma adequada é muito importante para a prevenção de doenças respiratórias e também como um auxílio no tratamento das gripes, resfriados, rinites e sinusites. Primeiro deve-se remover o excesso de secreção da parte mais externa da narina e em seguida se realiza a lavagem nasal, de preferência, com soro fisiológico e seringa (sem a agulha!). Para melhor orientação de como realizar esse processo, procure o otorrino.
Roncos
Não há motivo para se preocupar caso a criança esteja roncando em meio a um resfriado, a uma gripe ou a uma crise de rinite. O ronco representa uma alteração da respiração, é um sinal de que o ar está passando com dificuldade pelo nariz e/ou pela garganta. Mas se o ronco persistir, é necessária uma avaliação médica especializada.
Adenoide
Conhecida popularmente como “carne esponjosa”, se localiza na região mais posterior do nariz, conhecida como cavum. Para visualizá-la, é necessária a realização de um exame chamado nasofibroscopia (uma espécie de endoscopia nasal) feita no próprio consultório e sem a necessidade de sedação. As adenoides podem crescer exageradamente, causando roncos e obstrução nasal significativa. Nesses casos, é recomendado cirurgia para a sua retirada.