Atenção às crianças
Muitos problemas clínicos envolvendo ouvidos, nariz e garganta são comuns
na infância. É por isso que consultar uma médica especializada da área
pediátrica faz a diferença para garantir a saúde e o desenvolvimento das
crianças. Conheça as principais doenças que ocorrem na primeira infância:
Marcos do desenvolvimento da linguagem
A AUDIÇÃO DAS CRIANÇAS
4 meses | 7 meses | 10 meses | 15 meses | 18 meses | 2 anos | 3 anos |
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- Balbucia ou “canta” o som de uma vogal. - Vira-se para ouvir. - Reconhece o som da voz dos pais. |
- Ri alto. - Olha em direção ao som quando o escuta. - Balbucia, usando principalmente vogais. - Compreende um “não” dito a ele. |
- Vibra a língua entre os dentes (ou emite um som entre os lábios) ou bolhas. - Diz “mamãe” ou “dadá”. - Dá adeus e bate palmas. - Surgem as primeiras palavras com significado. |
- Usa palavras “mamã” e “papá” para o genitor correto. - Obedece a comandos, tais como: “para”, “vem cá”, “me dá”. - Começa a nomear os objetos. - Diz as primeiras palavras além de “mamã” e “papá”, como “papato”. |
- É capaz de identificar objetos em figuras, tais como: cão, carro, bebê. - Vocabulário de vinte a cem palavras. |
- Surgem frases de duas ou três palavras. - Vocabulário de duzentas a trezentas palavras. |
- Usa “me” e “você” (pode, porém, trocar os sentidos). - Vocabulário com cerca de novecentas palavras. - Formula frases de maneira satisfatória. |
Estimulando o desenvolvimento da linguagem
Papais e titios podem começar a ler para a criança, mesmo antes de ela completar um ano. Precisam apenas se informar sobre os livros que são mais adequados à idade. A leitura fornece uma fonte adicional de aprendizado de palavras e ideias e ajuda a ordenar o pensamento, além de ser uma atividade relaxante, que promove intimidade e cumplicidade entre a criança e quem realiza a leitura. Conversem no nível de compreensão da criança ao explorar brinquedos ou jogos, cantar músicas, colorir etc. Os pais podem ser um bom modelo de fala para seus filhos ao descrever como as atividades diárias acontecem. Podem adicionar novas informações ao que está sendo dito por eles. O ensino de novas palavras e conceitos deve ser parte natural das atividades de todo dia. Usem novas palavras enquanto passeiam ou realizam as atividades diárias. Quando a criança falar algo errado, corrija sem medo.
Aproveitem todas as oportunidades: comuniquem-se!
Dor de ouvido
A dor de ouvido é um sintoma comum na infância que pode ser causada por otites ou dores reflexas como, por exemplo, em distúrbios da articulação têmporo-mandibular. Geralmente indica que há algo errado e a ser investigado.
Otite
A otite é uma infecção do ouvido/orelha. Pode ser externa ou média.
Otite média
É uma das infecções mais comuns na infância como um todo. Trata-se de uma inflamação causada por um micro-organismo (vírus ou bactéria). As otites são bem mais frequentes nas crianças devido às características anatômicas da tuba auditiva (canal que comunica o ouvido com o nariz), bem como pela imaturidade imunológica.
Além da dor, a otite média pode causar também febre e a produção de um líquido dentro do ouvido. Nas crianças pequenas, é recomendado prestar atenção no caso da ocorrência de choro (especialmente ao ingerirem líquidos – na hora da amamentação ou da mamadeira); nas alterações dos hábitos alimentares e na presença de irritação. Nas otites bacterianas, pode ocorrer perfuração espontânea do tímpano com drenagem de secreção purulenta (purgação do ouvido), se fazendo necessário o uso de antibiótico.
Otite externa
Muito comum no verão, a otite externa geralmente ocorre quando o contato com a água é mais frequente. Pode ocorrer dor intensa e algumas vezes há presença de secreção, necessitando de cuidados especializados.
Otites de repetição
As crianças que apresentam quatro ou mais episódios de otite em um ano, ou três ou mais episódios em seis meses, necessitam de uma atenção extra.
Existem alguns fatores de risco relacionados ao desenvolvimento frequente de otites:
– quanto antes ocorrer o primeiro episódio (antes dos seis meses de vida), maior a probabilidade da recorrência
– crianças que frequentam creche e escolinha antes dos três anos de idade estão mais suscetíveis
– exposição passiva ao tabagismo
– história familiar de otites de repetição
– uso de mamadeira na posição deitada
– alterações na adenoide (podem causar ou manter as otites)
– atraso em algumas vacinas
– uso de chupetas