Procedimentos

Muitos problemas clínicos envolvendo ouvidos, nariz e garganta são comuns
na infância. É por isso que consultar uma médica especializada da área
pediátrica faz a diferença para garantir a saúde e o desenvolvimento das
crianças. Conheça as principais doenças que ocorrem na primeira infância:

Tubos de ventilação (dreno)

É indicado nos casos de otites de repetição ou na otite média serosa crônica (permanência de líquido na orelha média).

Adenoidectomia

A principal indicação da retirada das adenoides é a apneia do sono ou obstrução nasal significativas, causadas pelo seu aumento de tamanho. Também pode ser indicada para crianças que apresentam otites recorrentes, secreção persistente na orelha média ou sinusites frequentes.

Amigdalectomia

As indicações absolutas para a retirada das amigdalas são: aumento significativo levando à obstrução da via aérea e consequentemente à apneia do sono; ou na suspeita de tumores. A amigdalectomia também pode ser indicada nas amigdalites de repetição, abscessos, respiração oral causando deformidades orofaciais.

Septoplastia

É a cirurgia para a correção dos desvios de septo. Na infância, esse procedimento é realizado apenas em casos de obstrução nasal significativa.

Turbinectomia e cauterização de cornetos

São procedimentos realizados com o objetivo de reduzir o tamanho dos cornetos (conchas nasais). Em geral, são indicados em crianças com alergia (rinite) para melhorar a obstrução nasal. Independentemente da realização da cirurgia, o tratamento clínico deve ser continuado.

Supraglotoplastia

É a cirurgia para correção da laringomalácia. Sendo indicada para cerca de 15% dos pacientes que apresentam essa patologia. É importante destacar que esse procedimento tem por objetivo melhorar a obstrução respiratória e não o ruído.